quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

BENEFICIOS DO CHÁ VERDE



O chá verde assim como o chá preto e o chá branco são preparados com folhas da mesma planta, Camellia sinensis. O chá que era consumido como medicamento, passou a ser do gosto popular devido as suas característica organolépticas. Seus componentes flavonóides e catequinas apresentam uma série de atividades biológicas, antioxidante, quimioprotetora, antiinflamatória e anticarcinogênica.

Dentre os alimentos funcionais, o chá é uma bebida amplamente utilizada, apresentando um consumo mundial per capita de, aproximadamente, 120mL/dia, perdendo apenas para a água como a bebida mais consumida no mundo. O chá verde também contém uma quantidade que varia de 10 a 80mg de cafeína por xícara, ou seja, uma quantidade considerável, quando comparada com o café.

Entre uma variedade de efeitos benéficos do chá verde, grande atenção tem sido dada à redução da gordura corporal. Evidências sugerem que o extrato do chá verde possa reduzir o apetite e aumentar o catabolismo de gorduras diminuição na concentração de colesterol total, triglicerídeos, LDL (lipoproteína de baixa densidade) e de gordura visceral.

A American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras de chá verde ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos do chá verde à saúde. A forma de preparo também deverá ser considerada, devendo-se esquentar a água até pouco antes da ebulição e despejá-la nas folhas de chá bem devagar e do alto, o que ajuda na redução do processo oxidativo. A infusão deverá ficar abafada por um período de 2-3 minutos. Outra sugestão é que deve ser consumido entre as refeições para não interferir na biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições.
Fonte: LAMARAO, Renata da Costa and FIALHO, Eliane. Aspectos funcionais das catequinas do chá verde no metabolismo celular e sua relação com a redução da gordura corporal. Rev. Nutr. [online]. 2009, vol.22, n.2, pp. 257-269.
Wanderlei Schmitz; Alexandre Yukio Saito2; Dirceu Estevão; Halha Ostrensky Saridakis.
O chá verde e suas ações como quimioprotetor. Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 26, n. 2, p.119-130, jul./dez. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário